9.10.05

Borboletas


Eu queria ser uma borboleta. Aliás, adoro borboletas, meus amigos todos sabem. Elas são uma paixão na minha vida há vários anos. Tenho uma profunda identificação com esses insetos. Em grego, a palavra para alma, mente e borboleta é a mesma - psyché. As danadinhas parece que sabem do meu amor e me perseguem pelos lugares mais inusitados, como se eu fosse um personagem de García Márquez. Borboletas pousaram em mim no supermercado, no shopping e até na Avenida Paulista, quando eu morava em São Paulo.

Faz tempo que eu escrevi este texto, mas posto aqui porque ele conta muito de mim:

1. As borboletas são flores aladas, frágeis promessas ainda sem raiz. Deixaram para trás a fase do casulo, o tempo em que eram lagartas e tinham fome e se alimentavam de outras flores. Mas o burburinho atrai, a luz cega, os cheiros inebriam, e é por isso que não sabem como estar no mundo. Tudo é mágico e atraente e meio perigoso, e às vezes elas dançam em torno de uma lâmpada, pensando que acharam um tesouro. Mesmo o que têm de melhor - suas asas amarelas - são frágeis e se machucam facilmente, deixando um rastro de ouro nos dedos dos atrevidos. Um dia, aprendem. Descobrem o sol, descobrem a terra. Criam raízes edão néctar e perfume, tornam-se auto-suficientes. Alimentam outras lagartas e borboletas. E deixam de ser metáfora.

2. As flores são borboletas covardes. Que medo elas têm de voar! É tão cômodo ter raízes... Estão tão acostumadas a dar beleza sem maior retribuição...Mas no fundo, bem que invejam essas flores aladas que são livres parabeijar outras flores, voar pelo mundo, palpitar de alegria. Sem peso esem responsabilidade.A maioria das flores fica só na vontade, mas uma ou outra se esforça elarga sua corola. Espicha as pétalas e cria antenas para ver o mundo.E se entrega à voragem da vida.
*Postado originalmente no Sítio de Maricota, em 13 de abril de 2005.

2 comentários:

Tiago Nobel disse...

Mariana, muito bom seu texo das borboletas! Já tomei a liberdade de guarda-lo pra mim... sou um colecionador de pequenas pérolas...

Fique a vontade no Deveneta e seja sempre bem vinda!

Abraços!

Mariana Mesquita disse...

Obrigada, Tiago! Beijão.